quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Desabafo

Detesto criar polêmica, principalmente sobre religião, mas, sinceramente, já faz muito tempo que cansei dessa moda de todo mundo falar mal dos católicos e da Igreja, como se apenas católicos falarem mal de outras religiões ou de ateus fosse preconceito ou falta de respeito... “católicos são burros”, “católicos são ignorantes”, “católicos são preconceituosos”. Interessante ver que tanta gente conhece TODOS os católicos do mundo a fundo e pode avalia-los de uma só vez.

Como disse um grande amigo meu (ateu) sobre as polêmicas do Halloween, se a sua convicção, por si só, ofende as outras pessoas, pense novamente sobre ela. Jogo essa bola pros não católicos dessa vez...

Sou católica há 16 anos e, de lá pra cá, li praticamente todos os documentos lançados pelos papas e não sou capaz de avaliar o conclave papal, não faço ideia da atuação dos cardeais. Mas, de repente, todo mundo no facebook conhece pessoalmente, pelo menos, uns três cardeais, entende tudo das leis canônicas, do Catecismo da igreja e sabe tudo sobre a teologia do Ratzinger sem nunca ter lido uma declaração oficial sua na íntegra. De repente, todo mundo que não entra na igreja desde q foi batizado – se foi – sabe tudo sobre as necessidades da igreja, gente que não sabe a diferença entre um frei e um padre sabe tudo sobre a realidade dos seminários.

A Igreja deveria vender seu ouro pra acabar com a pobreza do mundo? Sim, e o Louvre também deveria vender seu acervo em prol dos países que a França colonizou, o Brasil também deveria vender a Amazônia para acabar com a pobreza do Nordeste? Só me faltava essa! E mandar o dinheiro pros governos da África, do Nordeste, ia, certamente, acabar com a cultura de corrupção e a burocracia local.

O Vaticano é rico porque tem dinheiro para ser financeiramente autônomo? Pois que ótimo, porque é um Estado e não um parque, como a Disney. Os católicos não tem interesse nenhum em entregar o Santo Sudário, as relíquias de Lanciano e tantas outras pra ficarem pulando de um laboratório científico pra outro pra satisfazer a curiosidade de quem nada tem a ver com a fé católica, inclusive porque nossa fé não se baseia nessas coisas, mas em Deus.

Parem de dizer que o Ratzinger é nazista, porque se alistamento militar é obrigatório no Brasil, que é um país desorganizado e que não esteve em guerra recentemente, quanto mais numa Alemanha ditatorial pós-Primeira Guerra.

Tenhamos um pouco de senso crítico ao analisar o que a mídia vomita sobre nós, por favor.

E, por fim, entendam: o que faz uma pessoa sair do conforto da sua casa todos os domingos e deixar de ver um filme, tirar uma soneca, ler um livro, NÃO é um conjunto de ritos mecânicos, mas é uma experiência íntima com Deus. Se você não teve, não seja preconceituoso a ponto de julgar o que você não conhece. Respeite.

Pronto, desabafei. (by: Ana Paula Pur)


(Texto estraído do facebook, com postagem permitida pela autora)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...